Como anda a sua FORÇA DE VENDAS?
O que é Força de Vendas?
A força de vendas nada mais é que do que a equipe de vendas de uma empresa, que tem como função, dentre, outras, realizar a venda pessoal. (Livro Gestão Estratégica de Vendas, pg.13)
De acordo com Lamb, Hair e McDaniel (2012, pg. 255), venda pessoal “é uma situação comercial que envolve uma comunicação pessoal e paga entre duas pessoas em uma tentativa de influenciarem-se mutuamente”
Em resumo, temos um comprador e um vendedor, tentando chegar em um acordo que irá beneficiar ambos naquela transação, que pode gerar conflito de interesses. A tarefa da força de vendas é, portanto, gerenciar esse conflito para que a venda ocorra e o cliente fique satisfeito.
Veja essa conversa de Whatsapp abaixo e observe a forma errada de abordagem a um possível cliente.
Como anda sua Força de Vendas?
O print desta conversa, por mais que possa parecer cômico, é algo que deve se ter cuidado para que não ocorra no seu negócio. Principalmente quando falamos de atendimentos online, aonde tudo fica registrado e um simples print, poderá condenar o seu comércio.
Na abordagem vemos que o possível cliente, que ainda é um lead, encontrou o telefone da empresa na internet e tenta a primeira abordagem, para saber mais sobre o estabelecimento.
Se formos analisar cada trecho, iremos identificar vários erros por parte do atendente. Talvez seja somente um MEME, mas o foco aqui não é discutir se o diálogo é real ou não.
Mas saber a melhor forma de abordar o cliente, já que ele não sabe o que perguntar exatamente, e é ai que o seu time de vendas deve saber como agir!
No momento que o cliente pergunta “O que vocês vendem ai?”, seu time precisa procurar conhecer o cliente, para saber quais são os seus gostos e oferecer exatamente o que ele procura.
Algumas perguntas que pode surtir efeito, neste exemplo da loja de calçados, como:
Nós temos tênis e sapatos de várias marcas, me conte um pouco sobre você.
Qual é o seu estilo?
Você gosta de salto alto ou baixo?
Posso te mandar algumas fotos dos modelos que temos?
Em uma conversa simples e informal, o vendedor irá conhecer o cliente e saber o que oferecer para ele.
Elabore um script de atendimento para a sua força de vendas, de forma que eles saibam como abordar o cliente. Estude sobre formas de atendimento online para engajar o cliente, ele quer saber o beneficio de comprar aquele produto e não que ele é feito de couro ou sintético.
Entendeu a diferença?
Benefício que aquele produto irá trazer para ele ao adquirir.
Treine o seu time para oferecer aquilo que o cliente espera ver, mesmo que ele ainda não saiba exatamente o que é. Torne o Lead em um Cliente!
A maneira de atender o cliente, mudou, do físico para o virtual, e com isso é mais difícil saber se o cliente está interessado ou não, já que não conseguimos ver a sua postura corporal. Por isso é importante que seu time esteja preparado para essa nova abordagem virtual e seja criativo para vender cada vez mais!.
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